Sabe aquele empreendedor top? Aquele empresário relevante e muito bem-sucedido, ou até mesmo este comerciante que é seu concorrente em sua área de atuação, e que você realmente se espelha em seu sucesso para desenvolver também o seu próprio negócio?
Esses profissionais desenvolveram algumas habilidades e competências comportamentais essenciais para um verdadeiro empreendedor, e por isso galgam o crescimento na carreira e adquirem conquistas nos negócios. Como microempreendedor, comerciante e empresário, você está buscando direcionamento para aprimorar o seu desempenho profissional e os resultados do seu negócio?
Se sua resposta for sim, você está no lugar certo! Eu preparei este artigo para você elencando 4 qualidades de perfil e conduta de microempreendedores bem-sucedidos.
Neste conteúdo, você aprenderá que um líder comercial deve desenvolver a proatividade, manter a disciplina, dentre outras características fundamentais para sua evolução.
Interessado para conferir o conteúdo na íntegra? Então, siga agora!
São proativos
Sabe aquele profissional visionário, que enxerga as coisas antes que aconteçam e age antecipadamente visando solucionar ou evitar um problema? Esse é o empreendedor proativo. Atualmente, é uma das qualidades mais valorizadas no meio corporativo/ empresarial, pois geralmente está associada aos profissionais inteligentes, dinâmicos e com perfil de liderança.
Empresários e comerciantes que têm ou desenvolvem essa competência erram menos e obtém maiores resultados. A proatividade está relacionada ao ser dinâmico, ativo e ligado. É a capacidade de prever situações e agir corretamente sobre elas, por isso tornou-se uma aptidão tão visada no mercado profissional.
Confira estes 3 benefícios que podem ser proporcionados ao seu negócio por intermédio de um líder proativo:
impedimento de problemas que poderiam surgir;
menores prejuízos diante de erros e perdas;
melhor desempenho e produtividade.
Têm sensibilidade
Esta sensibilidade referida aqui não tem relação com ser sentimental, emotivo, mas sim, no sentido de ter tato, de pressentir, captar e estar atento às situações e acontecimentos, aos bons e maus negócios etc. De certa forma, tem um pouco de ligação com a proatividade, mas é uma competência que antecede a proação.
Um microempreendedor sensível é aquele que consegue detectar por antecipação o que deve ou não fazer diante de um cenário, e geralmente a maioria das pessoas ao redor não estão conectadas ou não têm a capacidade de percepção desenvolvida a tal ponto. Um líder sensitivo no meio dos negócios também é um profissional equilibrado e ponderado em suas decisões.
Com a sensibilidade aguçada, o empreendedor não se torna aquele “trator” que passa por cima de todos, mas mesmo diante de situações tensas e embaraçosas consegue ter a inteligência de agir controladamente, sempre pensando em possibilidades futuras de um quadro que poderá se reverter mais à frente.
Mantêm a disciplina
A disciplina em tudo é bem-vinda, certo? No âmbito dos negócios, esse atributo torna-se uma importante qualidade de conduta de um microempreendedor bem-sucedido. A lógica é esta: para tudo aquilo que se almeja alcançar haverá um processo a executar, e sem disciplina é impossível realizá-lo com eficiência.
Se o seu objetivo como um microempresário é elevar o patamar dos resultados da sua empresa, lucrando e estabelecendo-se no seu mercado, a disciplina, sem dúvida, precisa estar em seu top list de competências comportamentais para o seu próprio desenvolvimento profissional e melhor rendimento do seu negócio.
Um empreendedor disciplinado na execução de suas atividades automaticamente transmitirá sua metodologia de perfil de trabalho à sua equipe. A disciplina quando regradamente praticada gera resultados em curto espaço de tempo, o que sem ela, naturalmente você poderia até vir a atingir, porém, não de forma otimizada, o quanto sendo constantemente disciplinado em suas atuações.
Realmente, a constância em disciplina é a garantia de sólidos resultados, não é mesmo? Vamos finalizar o artigo com chave de ouro, adentrando agora na 4ª e última competência de qualidades de conduta de um microempreendedor de sucesso? Acompanhe!
Geram oportunidades
Esta é uma característica determinante na vida de um microempreendedor, que é ter a consciência de que é um gerador de negócios em quaisquer circunstâncias. Muitos empresários são ou acabam tornando-se egoístas em sua conduta no meio dos negócios, e isso os impedem a si mesmos de alargarem os horizontes de oportunidades.
A princípio, aparentemente parece ser mais benéfico agir vendo apenas o próprio lucro nos negócios, mas com o passar do tempo, esse comerciante, negócio ou empresa acabará se tornando uma ilha deserta, sem visibilidade, sem apoio e sem perspectiva de possibilidades.
Investir em pessoas é gerar oportunidades de negócios. Aplicar recursos em novos projetos é abrir novas probabilidades. O empreendedor deve ser aquele profissional antenado em tudo ao seu redor, e em toda movimentação do mercado.
Não é uma questão de sair atirando para todos os lados, mas sim, de observar, descobrir e captar novas oportunidades de negócios. Interatividade é a palavra. O Networking precisa estar ativo. Focar no seu pessoal, no time de negócios, é o primeiro passo. Não busque lá fora o que você tem dentro e talvez não saiba.
Como um homem de negócios, seja um incentivador de objetivos e um identificador e despertador de potenciais. Coopere para o desenvolvimento das pessoas, pois os seus projetos são tocados por elas, e não por máquinas prontas. Como um microempreendedor, sonhe junto com aqueles que pensam alto assim como você.
Neste artigo eu direcionei você empresário e dono do próprio negócio em 4 qualidades de conduta de empreendedores bem-sucedidos, abordando a necessidade da proatividade e da disciplina em todas as suas etapas, e expondo o diferencial de um líder sensitivo e antenado às possibilidades, gerando novas oportunidades de negócios.
Agora que você aprendeu sobre os 4 pilares fundamentais para o perfil comportamental de um empreendedor bem-sucedido, posso pedir apenas uma coisinha a você? Compartilhe este artigo em sua rede de contatos profissionais, ok?