3 fundamentos de uma estratégia eficiente:

Aprenda agora como elaborar uma estratégia eficaz de ação para o seu negócio

Não é o produto que não vende, é a estratégia que não funciona. Não é o valor do produto que determina sua rentabilidade, mas a inteligência estratégica de promoção e venda. Empreendedor, este artigo foi elaborado para você! O método de atuação do seu negócio estabelecerá o resultado que terá.

 

Sendo assim, é fundamental para o seu sucesso “quebrar a cabeça” e investir em planejamento estratégico. Quer saber como arquitetar uma boa estratégia de ação comercial? Eu separei 3 bases para você desenvolver o seu processo de forma direcionada. Confira o conteúdo na íntegra!

Identifique o perfil do seu público

É óbvio que você não venderá carne para um vegano, certo? Identificar o público consumidor do seu produto ou serviço é o primeiro passo. Há ainda outro ponto nesse contexto que muitos empreendedores negligenciam, que é a descoberta das necessidades, das “dores” da sua audiência.

 

Abordar exatamente aquilo que as pessoas precisam, e não apenas o que elas estão procurando momentaneamente é um grande passo estratégico de ação. Além de produtos e serviços as pessoas procuram possibilidades de soluções dos seus problemas e estão dispostas a pagar mais caro se tal empresa oferece isso a elas e a outra não.

 

Colete por meio de formulários de concursos e promoções, por exemplo, informações quanto à preferência e necessidade das pessoas que vêm a sua empresa. Você precisa conversar e coletar dados do seu consumidor ou potencial cliente e atraí-lo oferecendo a solução da dificuldade que ele tem.

Atraia consumidores

Com a modernidade veio a transformação de comportamento dos consumidores. Felizes são as empresas que propõem valor às pessoas, e não apenas focam no valor daquilo que fazem. Os fregueses estão cada vez mais interessados em desenvolver relacionamento com o seu negócio, e não apenas comprar alguma coisa e ir embora.

 

A concentração digital tem muita parte nisso. As redes sociais promovem interações, diálogo e relacionamento entre pessoas e marcas. Cada vez mais os consumidores buscam quem tem mais a oferecer do que propriamente a vender. A atração é o estágio inicial de um funil de vendas e pode ser aplicada em qualquer contexto comercial.

Atração

Visa atrair e encantar o público alvo. É uma etapa em que você não deve promover o que você faz, mas sim, proporcionar e entregar liberalmente algo às pessoas. Essa ação gerará empatia e confiança em relação a sua marca.

 

Entregue informações de relevância e valor, ao invés de somente informar a promoção, o desconto e a qualidade do seu serviço. Com base nas informações de característica dos seus consumidores, promova conteúdos e trabalhe inteligentemente a entrega de algo que vá de encontro às carências detectadas.

Faça promoções estratégicas

Não basta apenas ter um local, um banner na sacada, uma prateleira de mercadorias e “vamos ver o que vai virar”. Vivemos em um tempo de constantes inovações. O investimento em formas persuasivas para a obtenção de clientes é constante e em denso volume atualmente.

 

O mercado competitivo está dinâmico e continuamente criativo, e empresas que não adotam estratégias que “saem da fôrma” acabam sendo submergidas, ficando no esquecimento da freguesia que logicamente buscará daquele que vende a mesma coisa, porém, com estratégia, promoções, entrega de valor etc.

 

Uma boa promoção precisa encontrar o ponto de equilíbrio entre o que é viável para você e o que realmente é valioso para o consumidor. Uma ação promocional só tomará proporções e será engajante se aquilo que você oferece realmente venha a ser notório para a freguesia.

 

Planeje uma boa estratégia promocional. Invista, faça um fundo financeiro para realizar excelentes promoções que verdadeiramente darão movimentação, propagação e muitos clientes para o seu negócio. Analise aquilo que a concorrência tem feito, e se for um case de sucesso, pegue como referência e inspiração, mas não faça o mesmo de forma idêntica.

 

Se deu certo para a outra loja e você faz da maneira que eles fizeram, comunicará para o público que a ideia do concorrente foi tão boa que sua marca decidiu copiar e sua ação por si só mencionará o seu competidor comercial para o público prospectado.

 

Está anotando aí os pilares para a criação de uma boa estratégia de negócios? Até aqui abordamos as 3 bases para a formulação de ações que gerarão resultados para sua empresa. Para fechar com chave de ouro este artigo, separei para você neste último tópico um conteúdo importantíssimo sobre autenticidade. Vamos lá? Acompanhe!

Seja autêntico

Para gerar identidade para sua marca e identificação do público com o seu negócio você precisará ser autêntico e único em suas operações. Busque fontes e referências, mas, inove! Faça corretamente do seu jeito, com a sua cara, com a sua pegada e rapidamente o seu negócio obterá notoriedade.

 

As pessoas propagam aquilo que é novo, que nunca viram antes. Coloque a criatividade para funcionar, invente um novo lançamento, um pacote promocional, um plano fidelidade. Você pode copiar o modelo que deu certo, mas não deve fazê-lo igual. Adapte-o ao seu estilo, e tenha em mente que se algo deu certo, sobre aquilo pode ser criado algo melhor ainda.

 

Neste artigo você recebeu instruções para elaborar uma estratégia que gera resultados para o seu negócio, iniciando com a coleta de dados e informações decisivas do seu público e com base nisso implantando ações de atração abordando exatamente os pontos de prioridades e necessidades do seu consumidor.

 

Você também foi direcionado a criar promoções planejadas com autenticidade, oferecendo algo realmente valioso para o cliente.

 

Restou alguma dúvida quanto aos pontos mencionados neste conteúdo? Se sim, deixe o seu comentário agora que o direcionarei pessoalmente!

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SOBRE A AUTORA

SOBRE A AUTORA

Rose Ferreira é psicóloga, palestrante e consultora de negócios. Sua missão é despertar o potencial interno de cada ser humano.

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