Relacionamento com o cliente: a estabilidade do seu negócio depende disso!

Entenda a necessidade e a importância de focar em pessoas para estabelecer o seu negócio no mercado

Buscar a estabilidade em um mercado competitivo como o atual é uma tarefa que requer dinamismo, movimentação. Visar pessoas é um investimento sólido. O ponto chave para o relacionamento com o cliente é entender que pessoas precisam do seu negócio, mas o seu negócio depende delas.

 

A competitividade é grande e o seu diferencial não deve ser apenas o que você vende para o cliente, mas o que você entrega para ele. Essa é a base para a formação de um público fiel.

 

Como está o seu relacionamento com os clientes, com o seu público potencial? Você está buscando solidificar-se em meio a um mercado de alta concorrência, estou certa? Fique tranquilo, irei ajudá-lo neste artigo com orientações para o relacionamento com os seus clientes que certamente trarão resultados se aplicados.

 

Neste conteúdo direciono com exemplos práticos como empreendedores devem conhecer o seu público, dialogar com as pessoas que demonstram interesse pelo seu serviço, relacionar-se com os seus consumidores, promover maneiras de cativá-los e recompensar os clientes fiéis.

 

Acompanhe o conteúdo na íntegra e obtenha instruções valiosas para o desenvolvimento do seu negócio.

Conheça o seu público

É preciso examinar o seu público. Coletar informações sobre suas necessidades, suas dificuldades e o que procuram é uma forma de saber como oferecer o que você tem de maneira correta.

 

Para formar um público é preciso atendê-los de modo que eles jamais se frustrem, o que certamente farão com que não retornem. Para isso, é fundamental conhecê-los, avaliá-los, entender o que buscam e precisam frequentemente, e assim, formar uma “prateleira” que atenda o seu público de procura, e não apenas seja lucrativa para você.

 

Faça questionários de avaliação sempre propondo algo em troca, tipo, um concurso/sorteio. Colete dados de contatos para analisar perfis nas redes sociais. Converse com o seu consumidor, troque informações, dê abertura para que façam comentários sobre o seu serviço prestado e indiquem sugestões de melhorias.

Dialogue com as pessoas

Com os seus consumidores estão informações fundamentais de análise do seu serviço. Isso por si só é motivo suficiente para abrir diálogo com o seu freguês. Mas nem sempre a conversa precisa ser “produtiva” digamos assim.

 

Um bate papo rápido sobre o assunto do momento, um “Como você está?”, “E a família, tudo certo?”, “E o trabalho?”, são formas de aproximação e de valorização do seu cliente durante o atendimento.

 

Essa metodologia de tratamento de uma empresa para com os seus consumidores constrói um elo de empatia, o que certamente é considerado por eles na hora de decidir por ir aqui ou ali, comprar deste ou daquele.

 

Invista em uma forma de tratamento cordial, humana, que fala, dialoga com gente. Pessoas se ligam umas às outras por meio da comunicação.

 

O seu consumidor sazonal de hoje poderá tornar-se o seu cliente rentável de amanhã, ou um comprador que não voltou mais, tudo devido à condução do atendimento que oferece.

Relacione-se com os seus clientes

Relacionamento é algo que flui, que tem continuidade, que prossegue. Não basta conhecer o perfil dos seus consumidores, obter informações valiosas sobre eles, e não fazer nada com isso. Não adianta dialogar com o seu cliente uma ou duas vezes na vida. É nessa parte que entra o seu relacionamento.

 

O que você propõe, o que você oferece, o que faz para proporcionar algo sobre as informações de características e necessidades obtidas do seu público é a forma como você se relaciona ou não com aqueles que vêm ao seu negócio.

 

Entregue informações relevantes e de utilidade concernentes aos tipos de perfis dos seus consumidores. Promova interações, sorteios, concursos, brindes, tudo com a finalidade de atender às necessidades característica deles. Elas serão atraídas por isso.

 

Uma genuína e honesta relação de uma empresa com os seus clientes consiste nos esforços que essa organização faz para proporcionar com meios inteligentes e viáveis à realização dos objetivos e necessidades dos seus fregueses.

 

3 passos para desenvolver relacionamento com os seus clientes e cativá-los:

 

  • descubra suas necessidades;
  • ofereça algo dentro do seu contexto que poderá supri-las;
  • recompense a fidelidade.

 

Quer saber como cativar os seus consumidores e como recompensar os seus clientes fiéis? Descubra agora!

Promova maneiras de cativá-los

Consumidores se estabelecem como clientes de um negócio por dois fatores: Preço e qualidade. Devido a alta competitividade e concorrência em praticamente todos os ramos de atividade, muitas vezes a sua qualidade é a mesma da concorrência e o preço também. O que fazer para diferenciar-se?

 

Implante estratégias que cativam as pessoas e as estimulam a priorizar o seu serviço. Veja as opções que separei para você implantar no seu negócio e segurar a clientela da sua marca:

 

  • faça promoções estratégicas;
  • ofereça frequentemente cortesias, brindes, premiações;
  • proponha algum benefício a médio e longo prazo;

 

Conceder, dar, entregar ao público continuamente, e não apenas querer vender é a metodologia para o sucesso e estabilidade de uma empresa no seu mercado.

 

Isso é um diferencial estratégico hoje em meio à concorrência. Prepara-se, faça um bom planejamento, e sim, separe uma graninha para investir em benefícios às pessoas. Muitas vezes é preciso muito mais disposição e criatividade do que dinheiro. Isso gera resultados!

Recompense os seus clientes fiéis

E fechando o nosso artigo, um fator importantíssimo que envolve o quesito gratidão, e é bem marcante, pois, mexe com as emoções e é um tipo de ação que promove a propagação espontânea da sua marca por meio daqueles que foram recompensados por serem clientes do seu negócio.

 

Já imaginou, por exemplo, alguma pessoa que recebeu uma premiação, um mimo que seja da sua empresa por fidelidade ao seu negócio, criar um post em sua página social e a publicação viralizar? Nada mal, não?!

 

Faça um plano de bonificação e premiação por tempo de casa do cliente. Surpreenda-o demonstrando o valor que ele tem para você, sua marca. Recompense de cara clientes de pouco tempo que ainda podem “traí-lo” com o concorrente. Isso será marcante e muito considerável para estabelecê-lo como um freguês fiel.

 

Entregue um presente, uma lembrança na data de aniversário de seus clientes de média e longa data. Outro ótimo exemplo que dou é criar um kit básico de maternidade ou escolar infantil para clientes que sejam ou tenham gestantes e filhos pequenos na família.

 

Com este conteúdo, agora você está direcionado a desenvolver relacionamento com os seus clientes e cativá-los, proporcionando fluidez e estabilidade para o seu negócio com o retorno e a fidelização dos consumidores.

 

Restou alguma dúvida ainda para você dentro desse contexto? Deixe o seu comentário neste post que darei uma resposta atenciosa, tirando suas dúvidas e o instruindo corretamente.

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SOBRE A AUTORA

SOBRE A AUTORA

Rose Ferreira é psicóloga, palestrante e consultora de negócios. Sua missão é despertar o potencial interno de cada ser humano.

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