Falamos muito sobre relacionamento, mas pouco se fala sobre suas diferentes formas. Relacionamento é uma ligação afetiva que pode ocorrer em diferentes ambientes, como no trabalho, na vida amorosa, na relação familiar, na relação entre amigos.
Mas por que os relacionamentos são importantes na nossa vida? Porque são a base de tudo. É através deles que você interage com o mundo. Então saber lidar com as diferenças entre pessoas e se relacionar de forma assertiva faz toda diferença nas diferentes áreas de sua vida.
Geralmente, mantemos um relacionamento, seja em qual esfera for, quando mantemos certa afinidade e interesse com a pessoa envolvida, em que as mesmas se unem pelo mesmo objetivo, necessidade e busca.
Para que um relacionamento ocorra, deve haver certos aspectos que devem ser considerados, como respeito, empatia e confiança entre as pessoas envolvidas.
O tipo de relacionamento, que envolve duas ou mais pessoas, é chamado de relacionamento interpessoal. Nele, estabelecemos um determinado tipo de relação com estas pessoas. O relacionamento interpessoal está intimamente ligado ainda no como esta relação se sustenta, ou seja, o tipo de interação e as condições de saber se envolver e se relacionar de forma adequada como as diferentes pessoas em diferentes ambientes da vida.
Quando pensamos em tipos de interação e condições de saber se envolver, estamos falando em uma relação social. Para tanto, são esperado certos tipos de comportamentos. Diferentes tipos de relacionamentos podem envolver diferentes tipos de sentimentos, como ternura, compaixão, amizade, amor, empatia, entre outros, e também são esperados certos tipos de características e situações, como competências, transações comerciais, concorrência, divergências, conflitos e muito mais.
Ao falarmos em relacionamento interpessoal no trabalho, talvez você pense em uma empresa grande, com vários funcionários se relacionando. Mas aqui falamos de uma empresa ou um pequeno ou médio negócio, em que as relações também são base entre sócios, fornecedores, clientes, funcionários, enfim, toda relação que envolva ser humano neste contexto do negócio.
O mercado de negócios, de forma geral, vem sofrendo grandes transformações relevantes devido ao desenvolvimento tecnológico e novas formas de condições de trabalho, o que afeta a atuação do EU diante ao trabalho, ou do todo.
Todo tipo de relação nova vinda deste novo contexto de atuação, como competição, comunicação, motivação, entre outras, e sem questionar ainda as questões emocionais e psicológicas, afetam todo indivíduo e, consequentemente, suas relações no trabalho.
A interação entre diferentes tipos de pessoas no meio competitivo profissional faz-se pensar em um grande desafio em conciliar ternura, cordialidade e cuidado ao seu trabalho dentro das relações, pois é a partir das trocas destes sentimentos e experiências que se dará um convívio tranquilo para se chegar ao objetivo, pois é deles que virão os frutos do seu sucesso.
É por meio de seu empenho em seu trabalho que o homem consegue tornar sonhos em realidade, passa de construtor a transformador do seu meio, sempre em busca da felicidade, de seu desenvolvimento, aprimoramento de sua identidade, autoestima e bem-estar geral. Tudo isto só ocorre através da relação com seu EU e com o outro.
A esta relação com seu EU, damos o nome de relacionamento intrapessoal, que é a forma de relacionar-se com seus sentimentos e emoções.
É muito importante porque trata-se de um determinante na forma de como esta pessoa lida frente a diferentes questões da vida.
Você pode desenvolver este tipo de relacionamento intrapessoal através do autoconhecimento que lhe dará ferramentas para aperfeiçoar seu autodomínio, automotivação, autocontrole e com isto fazer um gerenciamento mais apurado e adequado de suas emoções em diferentes tipos de relacionamentos.
Também pode procurar por um profissional da área que o ajude a conhecer e desenvolver estratégias de ações para suas questões emocionais, gerando um desenvolvimento emocional mais rápido do que se estivesse sozinho.
Infelizmente, ainda no Brasil dados apontam que muitos não procuram esta ajuda como forma de desenvolvimento para ter uma qualidade de vida melhor.
Muitas pessoas somente buscam estes profissionais em momentos de dor, quando o relacionamento se rompe, seja ele no emprego, ao ser demitido, no negócio que não deu certo, no amor, quando há um rompimento e na amizade quando há um afastamento ou um conflito.
Seria mais adequado se questionar antes de ser demitido destes relacionamentos quais bases sólidas você tem e quais poderiam melhorar. Para tanto leve em consideração as seguintes perguntas.
- Quais são seus sonhos e objetivos?
- Quais pontos fortes você já tem (que determinam seu sucesso nas relações) e pontos fracos (o que me impedem de alcançar meus objetivos)?
- Quais medos te assombram neste caminho?
- Quais competências preciso para alcançar meu sucesso?
O desenvolvimento da relação intrapessoal é única e exclusivamente uma decisão individual, em que cada pessoa é responsável pelas suas escolhas.
Mas vale lembrar que esta busca por desenvolver-se é um diferencial competitivo enorme nos dias de hoje no mercado de trabalho e negócios, pois como já mencionei anteriormente é a base de todo relacionamento interpessoal, em que serão validadas através do outro todas suas expertises e lhe darão todo o sucesso ou fracasso nos seus objetivos.