Como Saber se Você Deve Empreender?

Empreender é apaixonante, porém nem todos estão preparados para a avalanche de sentimentos e situações que virão pela frente.  

Alguns pensam que empreender consiste apenas em iniciar um negócio próprio com uma ideia excelente. Com isto, imaginam que este negócio lhes dê seu sustento, sua autonomia e sua realização pessoal.

Outros, por questões financeiras, ou porque não conseguem um novo emprego, veem no empreendedorismo a única alternativa de colocar a mão na massa e tirar do pensamento aquele sonho antigo de realização.

É certo que todo empreendedor precisa ter alto grau motivação, pois o palco do empreendedorismo requer várias habilidades e competências.

Não estou aqui desmotivando ninguém, mas você precisa saber que nem só de sonho vive o homem. É necessário mais. Às vezes bem mais.

Então, sem delongas, vamos tirar estas dúvidas do caminho.

Se você se conhece bem e tem uma visão clara de seu perfil, saberá se é uma pessoa motivada por natureza, disciplinada, que valoriza a boa comunicação, tem uma postura mental para tomada de decisão, boa autoestima, autoconfiança e autocontrole, criatividade, perspicácia, busca constantemente atingir a resiliência e a felicidade.

Sabemos que não temos todas as habilidades prontas, de imediato, mas saber quais serão necessárias e quais consigo potencializar para superá-las é uma grande estratégia, já que está em seus planos empreender.

Mas, você deve estar me perguntando, para quê todas estas habilidades se na realidade já tenho toda a ideia, o capital inicial e irei terceirizar muita coisa de meu trabalho? Saiba que, mesmo assim, você deve ter ou começar a desenvolvê-las, porque no decorrer desta jornada estas qualificações se farão necessárias.

Ter um conhecimento amplificado do que requer no empreendedorismo é dar um salto gigantesco à frente da concorrência. Só aí já é bastante coisa para quem quer iniciar seu projeto.

Muitos profissionais liberais (médicos, advogados, psicólogos, fisioterapeutas, engenheiros, arquitetos, dentistas, etc), encontram grande dificuldade em iniciar seus consultórios ou escritórios porque não detêm conhecimentos básicos administrativos e o perfil necessário para realizar uma atividade empreendedora. Ou seja, não detêm o conhecimento de como gerir a atividade profissional liberal de forma empreendedora, por um motivo simples. Muitos cursos de graduação e pós-graduação centralizam sua formação na parte técnica profissional.

Já muitas pessoas que querem empreender, como profissionais autônomos, imaginam que basta aquela pitada de força, energia, coragem, capital inicial, um curso rápido profissionalizante na área requerida e pronto! Estes também não estão prontos para as adversidades que são encontradas no empreendedorismo.

Porém, antes de tudo, pelo menos a meu ver, se faz necessário pensar o porquê de a pessoa querer ter seu negócio próprio. Este motivo deve estar muito claro, pois é a base de todo o trabalho futuro e vou explicar por quê.

Um dos maiores motivos pelos quais a maioria das pessoas não chega a alcançar seu objetivo é simplesmente porque não sabem o que querem.

Ter a clareza da intenção do que você quer é o passo número um, pois muitas vezes supomos, e somente supomos, que queremos uma coisa e na verdade, no íntimo, queremos outra.

Ou exemplificar melhor. Suponhamos que uma pessoa queira montar um negócio próprio para ter mais liberdade financeira, liberdade de tempo ou ainda ter maior domínio sobre sua vida. Porém, esta mesma pessoa, imagina que se ela tiver seu próprio negócio todas estas condições estarão acopladas dentro do seu sistema imaginário.

Quando vem a realidade, percebe aos poucos, ou logo de cara, que estava tremendamente enganada, pois não tem mais seu salário no final do mês. Seu tempo… que antes reclamava que trabalhava 10, 12 horas. Muitas vezes passa a trabalhar 14 horas por dia. Seu controle de vida que tanto almejava para ter mais qualidade foi por água baixo. A pessoa continua a buscar uma saída de forma louca e sem propósito consistente.

Chegamos ao outro fator que se deve levar muito em consideração que é o propósito, ou seja, o porquê quer ter seu próprio negócio. Saber a razão do porquê faz o que faz deixa a pessoa mais centrada e forte para atravessar os grandes desafios que um negócio próprio pode causar.

Quanto mais específica a pessoa for quanto a seu propósito, mais estará alinhada com seu objetivo. Para isto, deve montar um planejamento muito específico, colocando de lado algumas crenças já formadas que podem emperrar seu negócio.

Reconhecer que muitas vezes temos que terceirizar estas funções por ainda estarmos prontos para geri-las é ter consciência que seu negócio está sendo tratado com o devido respeito.

Quanto mais o negócio dá certo, mais energia investimos e queremos mais. Porém, quando ocorre ao contrário, em um cenário de subidas e descidas, cheio de controvérsias, acaba se criando um grande desgaste, emperrando todo processo.

Não permitir que o negócio alavanque por diversas questões internas já colocadas aqui é uma das questões, mas também temos que pensar nas causas externas, como por exemplo, alguma circunstância caótica na política econômica, que muitas vezes freia o crescimento e o desenvolvimento de muitos negócios, mesmo tendo eles grande potencial.

Saber trabalhar em meio a todas estas avalanches de situações, requer que o empreendedor esteja mais do que preparado para saber lidar com os acontecimentos e não se desesperar frente às dificuldades, pois desistir é muito mais fácil do que continuar.

Eis o grande segredo que muitos empreendedores relatam. Saber se levantar, limpar a poeira, se afastar do problema, ver o todo, escolher o caminho e seguir em frente.

Para tanto, requer reconhecer que a estratégia deve ser mudada e quando mudá-la ou corrigi-la faz toda diferença em um negócio, pois frente a dificuldades de Síndrome da Paralisação não leva a nada, é melhor agir e rápido.

Quem é empreendedor sabe e conhece muito bem este ditado: Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.

O medo, velho conhecido, morre de medo da ação! Então AJA!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
SOBRE A AUTORA

SOBRE A AUTORA

Rose Ferreira é psicóloga, palestrante e consultora de negócios. Sua missão é despertar o potencial interno de cada ser humano.

SAIBA MAIS