3 grandes vilões de um empreendedor:

Você microempreendedor, sabe muito bem as dificuldades e os grandes adversários que encontra no decorrer da caminhada nos negócios, não é mesmo? Você sabia que os vilões de um empreendedor muitas vezes surgem mediante algumas falhas próprias deste homem de negócios?

 

Sim, os oponentes naturais na jornada empreendedora tornam-se gigantes inimigos exatamente pelo despreparo do comerciante em lidar com situações inerentes ao meio dos negócios. Por isso, eu elaborei este artigo para instruir você empreendedor acerca de 3 grandes vilões que podem abater suas possibilidades de triunfo no meio profissional.

 

Preparado para descobrir quais serão os seus grandes adversários na jornada empreendedora? Neste conteúdo você descobrirá como o despreparo, a passividade e o mau hábito da procrastinação são potenciais inimigos no empreendedorismo. Confira agora o artigo!

Despreparo

O maior problema não é estar em um negócio em condições adversas, mas sim, não estar preparado para conduzir tudo isso. Vivemos em um tempo de volume intenso de novidades e lançamentos. Praticamente todas as pessoas estão fazendo ou lançando alguma coisa nova, comercialmente falando.

 

No ímpeto de não querer ficar de fora da onda de negócios próprios que surgem, muitos acabam iniciando sem o devido preparo, e é exatamente isso que distinguirá negócios de negócios.

 

O quanto você está preparado dentro do seu mercado? O quanto você realmente entende e domina aquilo que faz? Quais são as suas virtudes comportamentais desenvolvidas para enfrentar as circunstâncias que surgirão?

 

A grande questão não é o quanto você sabe, mas o quanto você está disposto e buscando saber, crescer, conhecer sobre o mercado e acerca do mundo negócios? Isso será determinante para o seu êxito ou sua falha como empreendedor. Invista em seu próprio conhecimento e crescimento profissional, e igualmente na do seu time de trabalho.

 

As circunstâncias mais desesperadoras geralmente acontecem repentinamente, e o quanto você estiver bem preparado para combater aquilo que surge para impossibilitar suas ações nos negócios, melhor será o seu desempenho e maior a probabilidade de permanência competitiva no seu mercado.

Passividade

Outro grande vilão de um empreendedor é a falta de objetividade em suas ações nos negócios. A proatividade é uma das principais competências comportamentais desenvolvidas por um profissional para combater a passividade.

 

Um comerciante/ microempreendedor passivo é aquele que se submete às circunstâncias negativas, não reagindo e nem impondo o seu próprio desempenho no cotidiano de trabalho. Esse tipo de comportamento é altamente imobilizante nos negócios.

 

Com a alta competitividade no mercado em geral, é preciso ser dinâmico e ativo visando a constante movimentação do seu negócio no cenário em que atua. Eu separei para você 3 tipos de atitudes que revelam a passividade de um empreendedor. Veja:

 

  • esperar os clientes virem ao seu negócio;
  • confiar em probabilidades para visualizar uma realidade melhor;
  • aguardar que os outros façam aquilo que está em seu poder de ação.

 

É imprescindível ter uma mentalidade focada e objetiva no propósito e necessidade. Cada movimentação de um empreendedor deve visar o êxito, o retorno sobre tal ação. Sobretudo, seja um comerciante ativo, com iniciativa frequente em seus negócios. Os números finais refletem o nível de comprometimento e atuação de um homem com o seu trabalho.

 

Pense nisso. Vamos para o 3º e último vilão do empreendedorismo atual? Se a passividade imobiliza seu potencial de atividade, a procrastinação o estagna, e é o famoso enganar-se a si mesmo. Confira agora!

Procrastinação

É o ato de adiar e deixar para depois aquilo que é possível e devido fazer no mesmo instante. Esse inimigo pode ser cruel e imperceptível ao mesmo tempo. Isso porque a procrastinação passa duas impressões: a inofensividade e o comodismo imediato.

 

A procrastinação parece ser inofensiva, pois você sempre começará postergando coisas pequenas, que se vistas isoladamente de fato não geram consequências ruins a princípio, e é exatamente por isso que um profissional entra no ciclo vicioso da procrastinação.

 

Ela também proporciona uma comodidade imediata que traz uma sensação de conforto e de parecer que tal decisão foi a melhor a ser tomada realmente, e isso é muito perigoso para o fechamento das suas metas e consequente obtenção de resultados.

 

Declare guerra à procrastinação e você sempre se sairá vencedor contra ela. Esse problema não é daqueles inimigos árduos de se enfrentar. Apenas requer disciplina inicial e mentalidade para sempre estar atento a qualquer instinto natural de procrastinação que tente se aflorar em você.

 

Tenha intenso e verdadeiro comprometimento com o seu calendário de tarefas e com o cronograma do seu processo de metas definido. A procrastinação aparecerá no seu dia a dia justamente para se opor a essa disciplina requerida que conduz um comerciante/ microempreendedor à evolução e sucesso profissional.

 

Você conseguiu identificar os 3 vilões da sua atividade empreendedora? Neste artigo, eu explanei a você sobre os riscos reais de um empreendedor despreparado, passivo e constantemente procrastinador. Este conteúdo é de fato desafiador, mas saiba que, aqueles que você os tem como referenciais de sucesso certamente foram confrontados mediante desafios, tiveram o ímpeto de irromper e hoje estão no topo.

 

Foque no seu sucesso todos os dias. Este conteúdo foi relevante para você? Eu sinceramente espero que sim! Propague informações de valor às pessoas. Compartilhe este artigo com sua rede de trabalho, ok?

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
SOBRE A AUTORA

SOBRE A AUTORA

Rose Ferreira é psicóloga, palestrante e consultora de negócios. Sua missão é despertar o potencial interno de cada ser humano.

SAIBA MAIS