Ao iniciar um novo negócio, nem sempre temos claro o que fazer ou por onde começar. Pode ocorrer, muitas vezes, de sermos inundados por uma sensação de que não daremos conta de realizar ou lidar com a situação.
Neste artigo falarei sobre como a ansiedade pode te paralisar e até mesmo impedir que você realize aquele grande objetivo, aquele sonho de vida, e o que você deve fazer para sair desta armadilha.
Quando se começa algo novo, você até pode ter certeza do que quer. Embora este “querer” seja muito forte, pode faltar algo que você não consiga nomear. Surge uma incerteza que não tem fundamento lógico. Você nem sabe o porquê desta incerteza, mas está lá e começa a atrapalhar.
É invadido por muitos pensamentos, expectativas que deposita neste novo projeto. As ideias começam a virar um emaranhado, uma verdadeira confusão gerada pelo medo que surgiu você não sabe de onde, te fazendo se sentir impotente. Surge a ansiedade.
Inicia-se então uma fase de inércia, gerando conflito entre o querer e o fazer. O novo objetivo é um grande sonho e, assim sendo, você deveria sentir força, garra e agir de forma a colocar em prática tudo aquilo que sabe para atingir o objetivo tão esperado!
Mas nem sempre é assim. Você inicia um ciclo de procrastinação, relutando em iniciar. Até pode dar os primeiros passos, mas começa a colocar obstáculos, dizendo a si mesmo que as coisas não são exatamente como pensou, que não está bom o suficiente, que ainda não está pronto, ou que não tem dinheiro ou formação suficiente e por aí vai.
Começa a pensar em um sócio porque talvez ele complete aquele espaço que tanto te falta ou pensa em fazer mais um curso ou uma especialização para se aprimorar e, aí sim, seu negócio tão esperado irá vingar.
Está formado o ciclo paralisante da ansiedade.
Quero algo ➔ Falta clareza do porquê e como fazer ➔ Surge um medo inconsciente ➔ nasce um emaranhado de pensamentos e expectativas ➔ Você paralisa➔ Forma mais pensamentos e expectativas ➔ Projeta no futuro ➔ Procrastina ➔ Mas quer algo.
Muitas vezes, este medo de fundo nesta situação está enraizado em alguma crença de não se sentir merecedor, não se sentir capaz, não saber lidar se o negócio der errado ou se der certo (por incrível que pareça). Ou seja, de não saber lidar com seus pensamentos, emoções e não conhecer suas crenças.
Como se livrar deste ciclo que te deixa ansioso e te paralisa?
1) Tenha bem claro quais são seus objetivos e o “por quê” quer fazer isto. Quanto mais você se conhece, mais conhece seus motivos. Como dizia Jim Rohn: “Quanto maior o por quê, mais fácil o ‘como’”.
2) Relacione todo tipo de pensamento que te impede de prosseguir. Por mais simples que seja o pensamento que lhe venha, relacione.
3) Questione tópico por tópico se realmente seus pensamentos são pertinentes. Isto o ajudará a colocar em xeque estes pensamentos e validá-los se realmente têm fundamento ou não.
4) Pense em outra forma de resolver, em parte ou totalmente, o obstáculo apresentado. Tente achar alternativas viáveis para resolução de cada problema que seu pensamento traz.
5) Se necessário, peça ajuda. Converse com alguém que você conheça, que já tenha um negócio próprio e não se intimide. Muitas vezes uma simples conversa nos dá insights fantásticos.
6) Fique atento aos seus sentimentos e não se envergonhe de sentir medo e até mesmo, em algumas ocasiões, raiva de você por não estar se empenhando em tudo aquilo que planejou.
Os sentimentos são as reações da avalanche dos pensamentos. Quando começar a eliminá-los achando outras alternativas, os sentimentos negativos vão passar.
Ter coragem não é ter ausência de medo e sim a força que muitas vezes nos coloca em ação. Mas antes você precisa mudar este ciclo, pois, caso contrário, ficará preso nele.
Quando você muda e acredita no seu potencial, você vai para a ação e tem resultados que pode alterar crenças anteriores.
A ação faz você atuar no agora, no presente, não no futuro, onde sua mente pode estar sobrecarregada de pensamentos e expectativas, gerando ansiedade paralisante.
Crenças geram pensamentos, pensamentos geram emoções, emoções levam à ação, a ação ao resultado positivo ou negativo.
Questionar-se do por quê estar pensando ou sentindo é o primeiro passo para desvendar a crença enraizada. Somente assim você terá condições de ter uma visão mais clara da sua real necessidade.
É a crença que irá definir seu potencial. Funciona mais ou menos assim:
“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” – Frase atribuída à Henry Ford.
Veja abaixo alguns exemplos de tipos de pensamentos negativos que podem estar te impedindo de realizar seus objetivos e veja como pode alterá-los:
Pensamentos positivos e negativos
POSITIVOS | NEGATIVOS |
1-Isto pode ser difícil, mas é possível | Isto pode ser possível, mas é muito difícil |
2- Enxergar o resultado | Enxergar a dor |
3- Enxergar possibilidade | Enxergar problemas |
4- Fazer acontecer | Deixar acontecer |
5- Dar um jeito | Dar desculpas |
Quando admitimos que é difícil, mas é possível, nos é aberto um leque de possibilidade. Isso porque daremos tudo o que temos, daremos um jeito de fazer acontecer, começamos a enxergar as possibilidades e ver o resultado cada vez mais próximo.
Se deixarmos este medo crescer, a ansiedade paralisante tomará conta e, sem que percebamos, o tempo passa, os sonhos ficam distantes e vamos cada vez mais nos sentindo diminuídos e sem perspectivas.
Comece então a reagir agora mesmo e coloque estas sugestões em prática!