3 passos para desenvolver a criatividade nos negócios:

A capacidade de criação é algo fascinante, não é mesmo? Pessoas vocacionadas ou que desenvolvem a criatividade tornam-se grandes influenciadores do meio em que estão.

 

No empreendedorismo, essa qualidade é determinante para a evolução de um negócio. Empreendedores que valorizam essa habilidade sobressaem-se no mercado com novos produtos, inovações estratégias e diferentes formas de atuação.

 

Você reconhece que precisa desenvolver a sua criatividade para que o seu negócio flua de vez? Ótimo, você acaba de encontrar o que precisa! Neste artigo você aprenderá 3 passos de forma aplicável para tornar-se um profissional com competências criativas que geram resultados.

 

Vamos lá? Confira o conteúdo!

Busque inspiração

Pode ter certeza que, aquela pessoa que você tanto admira e a tem como referência inspirou-se em alguém para começar. Praticamente tudo na vida aprendemos uns com os outros, e aqueles que ensinam hoje um dia foram aprendizes.

 

Jamais despreze o conselho, o ensino, e nunca feche os olhos para os referenciais. Pessoas bem-sucedidas carregam um testemunho incomum onde aprenderam e foram inspiradas por alguém.

 

O grande segredo é extrair da pessoa vislumbrada o que ela apresenta de melhor e aplicar isso em você mesmo. Muitas pessoas se perdem no processo de acompanhar referências e acabam querendo copiar a pessoa em questão.

 

Olhar para uma pessoa que inspira é como enxergar-se em um espelho: por mais que você se veja naquela pessoa (espelho), você jamais deixará de ser quem você é (original). Quando a busca por referências se torna uma forma de você querer enxergar-se continuamente naquela ou naquelas pessoas, isso não é saudável.

 

A minha instrução para você é: busque inspiração, ou seja, inspire-se para fazer do seu jeito, para aplicar em sua maneira original de execução. Aprenda e até mesmo seja humilde em observar e absorver de pessoas bem-sucedidas junte tudo, traga pra casa, some com aquilo que você possui e avance em sua performance de criação.

 

Nunca abra mão da sua autenticidade. Todo ser humano é dotado de uma capacidade relativa de criatividade e certamente você possui um potencial que apenas precisa ser desencadeado e trabalhado no dia a dia.

Desenvolva sua intelectualidade

Você tem uma mente igual a de qualquer outra pessoa inteligente. A questão é exatamente trabalhar o desenvolvimento de sua capacidade intelectual para criar.

 

É como exercitar o corpo. Com atividades e treinamentos diários, em pouco tempo é possível notar uma evolução física no indivíduo, como, o aumento de massa muscular, ganho de força e resistência, melhor performance e maior velocidade, por exemplo.

 

Com a mente funciona da mesma forma. É preciso exercitá-la, treiná-la, colocá-la em atividade diariamente, e assim, gradualmente notar melhoras significativas no desempenho intelectual.

 

Eu separei 3 dicas para você trabalhar a sua capacidade de raciocínio e consequentemente desenvolver ações de criação:

 

  • leia bastantes livros, artigos e materiais de conteúdo textual;
  • pratique jogos que exijam decisões inteligentes (xadrez, dama, esportes coletivos etc);
  • execute novos projetos.

 

Com essa prática cotidiana de exercício mental, rapidamente você notará uma mudança de percepção e melhora na sua capacidade de raciocínio para resolver questões embaraçosas ou que naturalmente exijam mais do seu potencial de inteligência.

 

Vamos para o 3º passo visando o desenvolvimento de sua criatividade pessoal e principalmente nos negócios? Siga o conteúdo!

Realize atividades inéditas

Empenhar-se em novas tarefas e atividades é uma ótima alternativa para trabalhar sua capacidade intelectual. Quando fazemos algo habitual, rotineiro, o nível de atenção é baixo e geralmente são realizações que se tornaram mecânicas, automáticas, as quais não requerem esforço de raciocínio e decisão para desempenhá-las.

 

Por isso, procure comprometer-se em afazeres que demandem novas ações para você executar. Dessa forma, sua mente estará realmente em atividade, concentrada e voltada para a boa execução da nova função, desencadeando assim sua competência intelectual.

 

Essas atividades inéditas devem ser exploradas tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. O importante é ter esse dinamismo e não permanecer inerte à monotonia diária. Busque também inovar, reformulando e adaptando suas funções cotidianas.

 

O grande segredo neste ponto dos 3 passos para o desenvolvimento da sua capacidade de criação é propositalmente mover-se forçando sua mente a produzir mais e a performar contínua e intensamente. É exatamente nesse processo que você começa a criar, a elaborar novas maneiras, implantar novos métodos, e assim por diante.

 

Seja dinâmico e contínuo. Empenhe-se em buscar conhecimento, aprenda coisas novas com frequência, estude regradamente, e, sem dúvidas, você obterá novas conquistas mediante seu desenvolvimento intelectual, atuando com criatividade nos seus negócios.

 

Neste artigo você foi instruído a buscar inspiração em pessoas que são exemplos de referência, a desenvolver continuamente sua intelectualidade e a realizar atividades e projetos inéditos e ou inovar com frequência suas execuções rotineiras, com o objetivo de desenvolver da sua criatividade, o que aplicada aos seus negócios pode ser um grande trunfo de sucesso para sua carreira e seu negócio.

 

Qual foi a sua melhor ideia elaborada ou projeto de sua autoria desenvolvida no cenário profissional? Deixe o seu comentário aqui para mim, será um prazer interagir com você!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
SOBRE A AUTORA

SOBRE A AUTORA

Rose Ferreira é psicóloga, palestrante e consultora de negócios. Sua missão é despertar o potencial interno de cada ser humano.

SAIBA MAIS