Cuidados na Escolha do Novo Negócio

Muitas vezes, quando a pessoa pretende abrir um novo negócio, não se dá conta dos detalhes essenciais que deve verificar no início de qualquer projeto.

Antes de colocar seu sonho em prática você deve validá-lo a fim de verificar se as condições de mercado são favoráveis.

Caso você seja um profissional liberal, é muito provável que esteja se questionando sobre as questões acima, visto que seu negócio será sua profissão.

Porém, mesmo assim, é importante verificar algumas questões, como local, público, despesas com abertura de empresa, equipamentos, aluguel, funcionários.

Ou seja, para todos os casos, quer seja um profissional liberal, um empreendedor, um autônomo, todos devem pesquisar muito antes de qualquer tomada de decisão.

Primeiramente é importante compreender o porquê quer abrir determinado negócio. Ou seja, identificar a nova oportunidade.

  • É um sonho, uma realização pessoal, sempre quis ou sentiu necessidade de fazer isto.
  • É uma carreira profissional, você quer abrir um consultório, um escritório, uma academia porque estudou para isto e dará andamento em sua carreira como profissional liberal.
  • É uma oportunidade comercial, alguém que quer vender ou abrir um negócio por um bom preço e parece ser uma ideia muito atrativa.
  • É uma tendência de mercado no momento, em que as pessoas buscam pelo produto ou serviço.
  • Uma nova ideia na qual irá propor soluções na forma de produtos e serviços.

Em todas elas, é importante que a pessoa em questão saiba verificar se a oportunidade está associada à criação de valor para as outras pessoas, conhecer profundamente o mercado e público-alvo, ter uma estratégia de marketing, noções administrativas e muita força de vontade.

As oportunidades de negócio, de forma geral, estão vinculadas a 7 quesitos:

  1. Novo negócio com base em novo conceito. Este surge a partir de um novo produto ou serviço, exige competência técnica ou criatividade para esta finalidade, ter capacidade de inovação, habilidade de prever reações do público e tendência.
  2. Novo negócio a partir de um modelo já existente. Para que sua ideia dê certo, ela não precisa ser exatamente um modelo novo. Pode ser um modelo já existente em um local onde não há concorrência ou saber aprimorar o modelo existente com algo a mais que faça a diferença no mercado, adotando estratégias não utilizadas pela concorrência.
  3. Novo negócio a partir da necessidade dos públicos-alvo. Neste caso, é identificar as carências e interesses das pessoas. Para tanto, é necessário ouvi-las, observar hábitos, principais reclamações, traços de comportamentos culturais.
  4. Aperfeiçoamento do próprio negócio. Para expansão é necessário um cuidado atento às demandas do seu público. Necessidades x Insatisfações. A ideia aqui é adequar seu produto ou serviço à nova demanda, melhorar preço, qualidade, distribuição, melhoria no atendimento.
  5. Seu Hobby. Seu hobby pode tornar-se um negócio se tiver uma demanda para este fim e assim mostrar possibilidades comerciais.
  6. Derivação de Seus Talentos ou Ocupação. Muitos dos negócios são criados a partir da própria atividade e experiência profissional. Citando alguns  exemplos temos: Consultores ( em suas respectivas áreas financeira, jurídica, contábil, TI, entre outras).
  7. Novas tendências. Observar o mercado pode abrir novas ideias de negócios a partir de mudanças comportamentais do mercado. Aumento da criminalidade x aumento da vigilância, meio ambiente x produtos ecológicos.

Em todas elas, é importante que a pessoa que deseja abrir seu próprio negócio faça sua pesquisa detalhada sobre quais são as tendências de mercado para área que pretende atuar, quais são as demandas e quem são seus consumidores, saber calcular corretamente o preço da  mão de obra/produto/serviço, como encontrar os contratantes e como fidelizá-los, como fazer a estratégia de marketing, quem são os concorrentes.

Mas ainda não terminou. A força de vontade para alguém que quer começar seu novo empreendimento deve estar em alta performance.

É necessário que o novo empreendedor saiba que será necessário fazer algumas mudanças e ajustes comportamentais para que todo esforço faça valer a pena.

Abaixo cito alguns. Acompanhe:

  • Você deve ter total envolvimento com seu novo projeto. O envolvimento parcial pode ser muito prejudicial e a chance de dar errado pode aumentar. Deve ficar envolvido com todo o processo do novo projeto e para tanto precisará de tempo.
  • Tenha uma reserva financeira, pois o retorno do seu investimento pode levar meses ou anos. Saiba que talvez você tenha que mudar hábitos e rotinas em sua vida financeira até o negócio começar a prosperar.
  • Seja resiliente. Muitas vezes os projetos não saem como imaginamos e frente ao fracasso muitos se decepcionam e param. Mas tenha convicção de que continuar tentando é uma das estratégias para muitos que deram a tão chamada “sorte”. Caíram, se ajustaram e levantaram. Então seja persistente e saiba que nem tudo sairá como o esperado.
  • Seja um estudante contínuo. Não só sobre o produto e serviço que oferta, mas de todas as outras áreas que compreendem seu desempenho ótimo para satisfazer o cliente.
  • As rotinas administrativas estarão lá. Elas precisarão de decisões e cuidados especiais para que seu negócio deslanche. Então não pense em só produzir ou prestar o seu serviço. Há uma série de detalhes administrativos que requerem cuidados especiais. Reserve tempo para eles.
  • Longo prazo. Você deve ter a clareza que o sucesso somente acontece após certo tempo, com maturidade no negócio e ajustes causados pelos desequilíbrios no processo no todo.
  • Muitas vezes você estará sozinho. Você e seu negócio caso não tenha sócio. Então esteja preparado para os desafios de ter que decidir, arriscar e ajustar quando necessário. Não tenha medo de errar, pois isto pode acontecer. E se acontecer, aprenda e refaça com o melhor de si.
  • Os concorrentes estão lá. Sim, pesquise e os observe atentamente, mas não desconcentre do seu foco que deve ser seu negócio.

E a minha última dica: persevere sempre pelo seu negócio!

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SOBRE A AUTORA

SOBRE A AUTORA

Rose Ferreira é psicóloga, palestrante e consultora de negócios. Sua missão é despertar o potencial interno de cada ser humano.

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